Cuide-se

Alimentação
A grande maioria dos tumores do intestino são dependentes de fatores ambientais e, dentre estes, o mais importante é a alimentação. Além disso, a alimentação é um fator ambiental que somos capazes de escolher, conduzir e modificar de forma quase que ilimitada.
A adoção de hábitos alimentares saudáveis deve ser feita desde os primeiros anos de vida, pois é o primeiro passo para a prevenção e tratamento das doenças.
A ABRAPRECI, Associação Brasileira para a Prevenção do Câncer do Intestino, vem desenvolvendo esforços no sentido de informar a população de que o câncer de intestino é evitável. Se não for evitado, pode ser diagnosticado precocemente, tratado e curado.
A prevenção primária, aquilo que nós fazemos para que o câncer nem apareça, inclui uma série de medidas de higiene de vida. Esta atitude saudável inclui manter o peso dentro dos limites, desenvolver atividade física e alimentar-se bem.
Todas estas atitudes saudáveis são prazerosas. E, é claro, alimentarmo-nos com prazer e de forma saudável. Porque necessariamente a alimentação saudável é também gostosa, acrescenta qualidade à nossa vida, enriquece nossos sentidos e valoriza nosso empenho em prevenir o câncer e conservar a saúde.
Juntem-se à ABRAPRECI na luta pela saúde através do prazer de uma alimentação saudável e saborosa.
Dicas para uma alimentação saudável:
Nenhum alimento fornece todos os nutrientes que nosso corpo precisa, portanto, procure ter uma alimentação bem variada.
Evitar frituras.
Preferir os alimentos da época que além de mais baratos são mais saborosos. Ter uma alimentação saudável não significa ter uma dieta monótona, sem gosto;
Assar, grelhar, saltear com pouco óleo, cozinhar em água ou no vapor, esta última alternativa preserva melhor os nutrientes;
Substituir as “gorduras ruins”, como a gordura de carnes e manteiga por gorduras mais saudáveis como os óleos vegetais (soja, milho, canola, azeite).
Retirar a gordura visível das carnes, dando preferência às carnes brancas como aves sem a pele e peixes;
Reduzir o sal! Use e abuse dos temperos naturais como alecrim, alho, cebola, salsinha, manjericão que dão mais sabor às preparações;
Preferir alimentos frescos em vez de enlatados, embutidos e conservas.
Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.
Preferir queijos magros e leite ou iogurte desnatados.