Cuide-se


Stacks Image 7
Pólipos

O que são pólipos?
Pólipos são crescimentos benignos, ou não-cancerosos, na parede interna do cólon e do reto. Eles são bastante comuns em pessoas com mais de 50 anos.

Como podemos prevenir a formação de pólipos?
Poucos estudos foram capazes de mostrar que a mudança no estilo de vida podem reduzir o risco de pólipos colônicos ou câncer. Contudo, dietas com redução de gorduras, aumento na ingestão de fibras, ingestão adequada de vitaminas e micronutrientes e cálcio, exercícios físicos podem promover melhora da saúde.

Se o pólipo for removido, significa que estou curado?
A remoção de um pólipo benigno evita o aparecimento de câncer neste local mas ele pode surgir em outro segmento do cólon. Assim sendo o controle deve ser rigoroso com repetição da colonoscopia a cada três anos.

Pólipos podem desaparecer sem serem ressecados?
Os pólipos têm crescimento lento e estudos mostram que eles demoram aproximadamente 10 anos para se transformar em câncer. Mas eles não desaparecem sem remoção, podendo transformar-se em câncer.

É possível ter câncer colorretal sem ter tido pólipos?
O câncer colorretal pode ocorrer sem ter sido precedido por pólipos, mas este é evento raro. Indivíduos com doenças de longa duração, principalmente a retocolite ulcerativa e colite de Crohn, apresentam risco aumentado de desenvolver câncer colorretal mesmo sem a presença de pólipos. No entanto, câncer colorretal, associado a doença inflamatória intestinal representa menos de um por cento dos cânceres diagnosticados. A grande maioria dos cânceres colorretais surge de pólipos adenomatosos pré-existentes.

Se eu tiver pólipos significa que desenvolverei câncer colorretal?
Os pólipos do tipo adenoma aumentam o risco de uma pessoa de desenvolver câncer colorretal. Nem todos os pólipos se tornam cancerosos, mas quase todos os cânceres de cólon começam como pólipos.