Cuide-se


Stacks Image 16
Câncer Colorretal e a importância de sua prevenção

O câncer do intestino ou câncer colorretal (CCR) apresenta incidência variável nos diferentes países predominando naqueles economicamente mais ricos e industrializados como América do Norte, Europa setentrional, Nova Zelândia e Austrália. Incidências menores são registradas na América do Sul, sudoeste da Ásia, África equatorial e Índia.
No Brasil, o câncer em geral configura-se como um problema de saúde pública de dimensões nacionais. Com o aumento da expectativa de vida do povo brasileiro, e com a progressiva industrialização e globalização, as neoplasias ganharam importância crescente no perfil de mortalidade do país, ocupando o segundo lugar como causa de óbito.

leia mais

Stacks Image 22
Alimentação

A grande maioria dos tumores do intestino são dependentes de fatores ambientais e, dentre estes, o mais importante é a alimentação. Além disso, a alimentação é um fator ambiental que somos capazes de escolher, conduzir e modificar de forma quase que ilimitada.
A adoção de hábitos alimentares saudáveis deve ser feita desde os primeiros anos de vida, pois é o primeiro passo para a prevenção e tratamento das doenças.
A ABRAPRECI, Associação Brasileira para a Prevenção do Câncer do Intestino, vem desenvolvendo esforços no sentido de informar a população de que o câncer de intestino é evitável. Se não for evitado, pode ser diagnosticado precocemente, tratado e curado.

leia mais

Stacks Image 29
Colite, Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa

Colite, Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa são afecções intestinais que fazem parte do grupo das doenças inflamatórias do intestino (DII). A causa das DII é desconhecida mas há evidências de que esteja relacionada a alterações do sistema de defesa do indivíduo (sistema imunológico) associadas a modificações genéticas e fatores externos (como por exemplo, infecções, viroses, etc).

leia mais

Stacks Image 36
Colonoscopia

A colonoscopia é o exame endoscópico da superfície interna do intestino grosso. Permite a visualização de toda a mucosa intestinal desde o reto até o íleo terminal (incluindo cólon esquerdo, cólon transverso e cólon direito). Permite, além do diagnóstico de lesões, a realização da coleta de material (biópsia) para estudo histológico, bem como a retirada de lesões como pólipos.

leia mais

Stacks Image 43
Informação é a melhor prevenção para o Câncer de Intestino


O que é o câncer do intestino ou colorretal?

O câncer colorretal é um tumor maligno que se origina no intestino grosso que é a parte do tubo digestivo que inclui o cólon, reto e ânus.

Quem corre risco?
Uma dieta pobre em fibras e rica em gordura, com grande quantidade de conservantes e aditivos químicos, o fumo, a obesidade e o sedentarismo, estão associados ao câncer colorretal.
Pessoas com antecedentes familiar de pólipos, câncer colorretal e ginecológico (mama, útero e ovário) têm maior risco de desenvolver o câncer colorretal.


leia mais

Stacks Image 50
Pólipos


O que são pólipos?
Pólipos são crescimentos benignos, ou não-cancerosos, na parede interna do cólon e do reto. Eles são bastante comuns em pessoas com mais de 50 anos.

Como podemos prevenir a formação de pólipos?
Poucos estudos foram capazes de mostrar que a mudança no estilo de vida podem reduzir o risco de pólipos colônicos ou câncer. Contudo, dietas com redução de gorduras, aumento na ingestão de fibras, ingestão adequada de vitaminas e micronutrientes e cálcio, exercícios físicos podem promover melhora da saúde.


leia mais