Cuide-se
Câncer Colorretal e a importância de sua prevenção
O câncer do intestino ou câncer colorretal (CCR) apresenta incidência variável nos diferentes países predominando naqueles economicamente mais ricos e industrializados como América do Norte, Europa setentrional, Nova Zelândia e Austrália. Incidências menores são registradas na América do Sul, sudoeste da Ásia, África equatorial e Índia.
No Brasil, o câncer em geral configura-se como um problema de saúde pública de dimensões nacionais. Com o aumento da expectativa de vida do povo brasileiro, e com a progressiva industrialização e globalização, as neoplasias ganharam importância crescente no perfil de mortalidade do país, ocupando o segundo lugar como causa de óbito.
leia mais

Alimentação
A grande maioria dos tumores do intestino são dependentes de fatores ambientais e, dentre estes, o mais importante é a alimentação. Além disso, a alimentação é um fator ambiental que somos capazes de escolher, conduzir e modificar de forma quase que ilimitada.
A adoção de hábitos alimentares saudáveis deve ser feita desde os primeiros anos de vida, pois é o primeiro passo para a prevenção e tratamento das doenças.
A ABRAPRECI, Associação Brasileira para a Prevenção do Câncer do Intestino, vem desenvolvendo esforços no sentido de informar a população de que o câncer de intestino é evitável. Se não for evitado, pode ser diagnosticado precocemente, tratado e curado.
leia mais
Colite, Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa
Colite, Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa são afecções intestinais que fazem parte do grupo das doenças inflamatórias do intestino (DII). A causa das DII é desconhecida mas há evidências de que esteja relacionada a alterações do sistema de defesa do indivíduo (sistema imunológico) associadas a modificações genéticas e fatores externos (como por exemplo, infecções, viroses, etc).
leia mais
Colonoscopia
A colonoscopia é o exame endoscópico da superfície interna do intestino grosso. Permite a visualização de toda a mucosa intestinal desde o reto até o íleo terminal (incluindo cólon esquerdo, cólon transverso e cólon direito). Permite, além do diagnóstico de lesões, a realização da coleta de material (biópsia) para estudo histológico, bem como a retirada de lesões como pólipos.
leia mais
